CONTABILIDADE BÁSICA


A liquidação de uma dívida consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito. Sendo assim, contabilmente se um terceiro adquire um direito, a empresa contrai uma obrigação de pagamento, ou seja, ocorreu o fato gerador da obrigação sob a ótica patrimonial. Com relação à liquidação de uma obrigação (dívida), pode-se afirmar que o lançamento contábil pertinente:  

Diminui o Ativo e o Passivo e aumenta o Patrimônio Líquido.
Aumenta o Ativo e diminui o Passivo.
Diminui o Passivo e aumenta o Patrimônio Líquido.
Diminui o Passivo e o Ativo.
Diminui o Passivo e o Patrimônio Líquido e aumenta o Ativo.
Os princípios contábeis representam a essência das doutrinas e teorias relativas à ciência contábil estando, aqui no Brasil,  alinhados às normas internacionais de contabilidade. Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que contenha o princípio que diz que as despesas e receitas devem ser reconhecidas no período da sua real ocorrência, ou seja, de acordo com a data do fato gerador dos mesmos e não quando do recebimento ou pagamento dessas receitas e despesas.

Princípio da Competência
Princípio da Entidade
Princípio da Continuidade
Princípio da Oportunidade
Princípio da Prudência
O balanço patrimonial é um demonstrativo contábil que demonstra o saldo das contas patrimoniais nos últimos doze meses do exercício social da empresa. Por meio dele, é possível identificar o valor total Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. Do lado esquerdo do balanço fica o Ativo e do lado direito, o Passivo e Patrimônio Líquido. Para que o balanço esteja correto, é necessário que ambos os lados tenham o mesmo valor, ou seja, Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido. Nesse sentido, quando o Ativo for MAIOR do Passivo é correto dizer que:

a situação reflete um passivo a descoberto
o valor do Passivo é menor do que o valor dos bens e direitos da empresa
o valor do passivo é maior do que o valor de bens e direitos
a situação reflete a inexistência de ativo
A empresa não possui nenhuma dívida com terceiros
Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma entidade e trata-se do objeto de estudo da contabilidade. Ele Abrange tudo aquilo que a empresa tem (bens e direitos) e tudo aquilo que a empresa deve (obrigações). Sendo assim relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna e em seguida, marque a alternativa que corresponde a sequência correta:   1 – Bens 2 – Direitos 3 – Obrigações   (     ) Clientes a receber (     ) Duplicatas a pagar (     ) Máquinas e equipamentos (     ) Caixa e bancos (     ) Contas a receber (     ) Impostos a recolher

1 – 3 – 3 – 1 – 2 – 3
3 – 3 – 1 – 2 – 2 – 3
2 – 3 – 1 – 1 – 2 – 3
2 – 2 – 1 – 1 – 2 – 3
3 – 2 – 1 – 1 – 2 – 3
O Sr. João, sócio capitalista da empresa Comércio Líder Ltda., em um determinado mês retirou do caixa da empresa uma quantia de R$ 5.000,00 para efetuar o pagamento de suas despesas pessoais. Ao final do período, o contador questionou determinado comportamento ao seu cliente e Sr. Carlos afirmou que poderia retirar a quantia que desejasse do caixa da empresa, tendo em vista que a empresa é de sua propriedade. Nesta situação, qual o princípio contábil que o Sr. João está ferindo?    

Princípio da Continuidade
Princípio da Oportunidade
Princípio da Prudência
Princípio da Entidade
Princípio da Competência
Conta contábil é o nome técnico que identifica cada componente do patrimônio (Bens, Direitos e Obrigações ou Patrimônio Líquido) e cada elemento de resultado (Despesas e Receitas). A função da conta contábil é representar a variação patrimonial que um fato promove no patrimônio da empresa. É sabido que uma das contas que compõem o Balanço Patrimonial é a conta capital social, sendo assim, quando os sócios integralizam bens e diretos em uma empresa limitada, o Balanço Patrimonial é impactado uma vez que:

aumenta o Patrimônio Líquido e diminui o Ativo.
diminui o Patrimônio Líquido e aumenta o Ativo.
aumenta o Patrimônio Líquido e aumenta o Ativo.
diminui o Passivo e aumenta o Patrimônio Líquido.
aumenta o Passivo e diminui o Ativo.
O plano de contas de qualquer empresa é formado por grupos de contas de ativo, passivo, patrimônio líquido, receitas e despesas. Estes grupos podem ser divididos em contas patrimoniais, aquelas que compõem o balanço patrimonial e contas de resultado, aquelas compõem a demonstração de resultado do exercício. Desta forma, analise as setenças abaixo e em seguida assinale a alternativa que contenha apenas as verdadeiras: I.   Adiantamento de Clientes é conta do Ativo II.  Seguros a apropriar é conta do Ativo III. Receita bruta de vendas é conta de Resultado IV. Adiantamento a fornecedores é conta do Ativo   São verdadeiras as afirmações contidas nas seguintes proposições:  

I e II, somente.
II, III e IV, somente.
II e III, somente.
I, II e III, somente.
I, III, somente.
O princípio da competência determina que as despesas devem ser reconhecidas de acordo com o fato gerador de consumo, independentemente do seu pagamento, portanto, materiais ADQUIRIDOS no período nº 1, PAGOS no período nº 2 e CONSUMIDOS no período nº 3 serão apropriados na Demonstração de Resultado do:

Período da demonstração de fluxo de caixa
Nenhuma das alternativas está correta
Período nº 1
Período nº 3
Período nº 2
Atualmente os princípios contábeis vigentes estão intrínsecos aos pronunciamentos contábeis que, alinhados à contabilidade internacional, norteiam a prática contábil em nosso país. Segundo nossos estudos o princípio contábil que estabelece a não utilização de recursos da empresa para pagamento de gastos dos sócios ou proprietários e vice-versa, é denominado

Princípio da Continuidade.
Princípio do denominador comum monetário.
Princípio da realização.
Princípio do custo como base de valor.
Princípio da entidade.
Relacione a coluna da esquerda com a da direita, associando o tipo de fato e assinale a alternativa que contém a sequência correta:   a) Fato permutativo (    ) – Compra de veículo à vista b) Fato modificativo (    ) – Pagamento de duplicatas c) Fato misto (    ) – Pagamento de despesas de juros   (    ) – Venda de mercadorias a prazo  

b – a – a – c
a – b – b – c
a – b – c – a
a – a – b – c
b – c – a – c